
Conflitos são inevitáveis em qualquer esfera da vida — desde inadimplência em contratos até discussões condominiais, disputas entre sócios ou conflitos de aluguel. A questão não é se eles vão acontecer, mas como resolvê-los de forma eficiente e sem destruir relações comerciais no processo.
A arbitragem é a resposta para quem precisa de uma solução rápida, juridicamente válida e até 80% mais barata do que o processo judicial tradicional.
Arbitragem é um método extrajudicial de resolução de conflitos onde as partes escolhem um árbitro neutro e imparcial para decidir a disputa. A decisão — chamada de sentença arbitral — tem a mesma validade jurídica de uma sentença judicial e é de cumprimento obrigatório.
O processo é regulamentado pela Lei nº 9.307/1996 e pode ser usado para resolver qualquer conflito que envolva direitos patrimoniais disponíveis: contratos comerciais, cobranças, conflitos de aluguel, disputas empresariais e muito mais.
A comparação com o Judiciário é direta:
A arbitragem é aplicável a uma ampla gama de situações:
O processo é simples e totalmente digital:
Para usar arbitragem, é preciso que o contrato inclua uma cláusula compromissória — também chamada de cláusula arbitral. Ela pode ser inserida em qualquer contrato antes ou depois do surgimento do conflito (neste último caso, via compromisso arbitral assinado por ambas as partes).
A Arbitralis disponibiliza modelos prontos de cláusula arbitral adaptáveis a diferentes tipos de contrato.
Para casos de menor complexidade na Arbitralis, não é obrigatório. Para disputas mais complexas envolvendo valores altos ou questões jurídicas elaboradas, recomenda-se a representação por advogado.
Não pelo mérito. A sentença arbitral é definitiva. Pode ser anulada apenas por vícios de procedimento específicos previstos na Lei de Arbitragem, como falta de imparcialidade do árbitro ou ausência de motivação.
Sim. Na Arbitralis, há planos para causas de diferentes valores, desde conflitos de menor valor até disputas empresariais complexas. Verifique a tabela de preços em arbitralis.com.br/precos.
Receba insights exclusivos e conteúdos relevantes para enriquecer seu conhecimento jurídico.